Notícias de saúde
14 de março de 2025 (Bibliomed). Assim como os adultos, crianças e adolescentes são vulneráveis à Covid Longa, um conjunto de sintomas distintos que podem afetar a saúde a longo prazo. Um estudo da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, listou sintomas que podem indicar a provável presença de Covid Longa em crianças e adolescentes.
Para este estudo, os pesquisadores compararam 751 crianças pequenas que foram infectadas com Covid a 147 jovens não infectados, e mais de 3.100 adolescentes infectados a mais de 1.300 adolescentes não infectados. Os cuidadores foram questionados se as crianças tinham experimentado algo de um conjunto de 75 sintomas potenciais que foram associados à Covid longa em adultos. Essa lista foi então reduzida para incluir apenas aqueles presentes em pelo menos 5% das crianças ou adolescentes com Covid.
Crianças em idade escolar, em particular, têm grupos de sintomas que giram em torno de problemas de memória ou foco, problemas de sono e sintomas estomacais. Foram identificados dez sintomas nesse grupo: problemas de memória ou foco; dor nas costas ou pescoço; dor de estômago; dor de cabeça; fobias; recusa em ir à escola; coceira na pele ou erupções cutâneas; dificuldades para dormir; náuseas ou vômitos; e sensação de tontura ou vertigem.
Por outro lado, os adolescentes tendem a sofrer sintomas relacionados à perda do paladar ou do olfato - algo não experimentado em crianças em idade escolar. Nesse grupo foram identificados oito sintomas: alteração ou perda do olfato e/ou paladar; dor no corpo, músculos ou articulações; cansaço diurno; fadiga após caminhar; dor nas costas ou pescoço; problemas de memória ou foco; dores de cabeça; sensação de tontura ou vertigem.
Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jama.2024.12747.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também