Artigos de saúde

Enjôo Devido ao Movimento (Cinetose)

Definição

O enjôo devido ao movimento (cinetose) é uma afecção comum, especialmente nas crianças pequenas. As mesmas crianças que têm enjôos e náuseas em um carro são propensas a enjoar em barcos, trens, aviões e em brinquedos de parques de diversões como carrossel e montanha russa. O problemas devem-se a sensibilidade hereditária do centro de equilíbrio localizado nos canais semi-circulares (ouvido interno). O enjôo devido ao movimento não está relacionado a problemas emocionais.

Cuidados domésticos

1.Tratamento das náuseas

Seu filho deve deitar-se e ficar com um recipiente para vômito. Dê-lhe somente água até que o estômago se acalme. É melhor que seu filho não durma.Em geral, as crianças não vomitam mais de uma vez e todos os sintomas devem desaparecer em cerca de 4 horas.

2. Prevenção do enjôo com medicamento

O melhor tratamento do enjôo devido ao movimento é a prevenção. Compre comprimidos de Dramamine. Este medicamento vem em comprimidos de 50mg e em líquido de 15 mg/colher. A dose é 1 colherinha para as crianças de 2 a 6 anos de idade, 1 comprimido para as crianças de 6 a 12 anos e 2 comprimidos para as crianças maiores de 12 anos. Dê Dramamine uma hora antes de viajar ou ir ao parque. Os comprimidos proporcionam 6 horas de proteção e são muito úteis.

3. Prevenção e tipos de viagens

- Em viagens de automóvel providencie que a criança vá sentada no banco dianteiro ao nível da janela. A criança não deve ler livros nem concentrar-se em jogos durante as viagens de automóvel.
- Viagens de barco: evite-as.
- Viagens de avião: escolha um lugar perto das alas.
- Parque de diversões: evite o carrossel e outros brinquedos que dão voltas.
- Alimentos: nestes dias sirva alimentos leves.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems