Notícias de saúde

Aposentados dormem mais e se exercitam menos

28 de abril de 2023 (Bibliomed). Um estudo realizado na Finlândia, como parte do Estudo Finlandês de Aposentadoria e Envelhecimento (FIREA), mostrou que os aposentados estavam dormindo mais e praticando menos atividade física.

Os pesquisadores foram capazes de estudar como os comportamentos de movimento de 24 horas – incluindo sono, sedentarismo, atividade leve e atividade física moderada a vigorosa – mudaram depois que uma pessoa se aposentou.

Nos participantes que estavam se aposentando do trabalho braçal ou do setor de serviços, o sono e o comportamento sedentário aumentaram em relação à atividade física. Essa mudança foi mais forte nas mulheres do que nos homens.

Para os aposentados do trabalho não manual, o sono aumentou tanto em relação à atividade física quanto ao tempo sedentário. Sua atividade física moderada a vigorosa caiu mais do que sua atividade física leve, mostraram os resultados.

Os autores explicam que a diminuição na quantidade de atividade física é provavelmente explicada pela ausência de atividade relacionada aos deveres de trabalho e deslocamento de ida e volta do trabalho quando uma pessoa se aposenta. Estes são substituídos até certo ponto pelo sono e, no caso dos trabalhadores braçais, também pelo tempo sedentário.

Fonte: International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity. DOI: 10.1186/s12966-022-01364-3.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários