Artigos de saúde

Úlceras Bucais - Versão Simplificada

Definição

As úlceras bucais são inflamações superficiais dolorosas das paredes da boca. Geralmente são observadas na parte interna dos lábios, da gengiva e das bochechas. Estas úlceras não causam febre.

A causa exata das úlceras bucais é desconhecida. Algumas podem ser formadas por lesões causadas por restos de comida presa entre os dentes. Outras são causadas por lesões devido a escova de dentes, palitos, alimentos ásperos, alimentos muito quentes ou mordidas nos lábios ou bochechas. O vírus da Herpes simples causa úlceras recorrentes que aparecem na parte externa dos lábios mas não causam úlcera no interior da boca.

Que cuidados devem ser tomados?

Alívio da dor

Para diminuir a dor, seu filho deve bochechar por vários minutos com solução antiácida. Em caso de crianças muito pequenas, coloque meia colher da solução antiácida diretamente sobre as úlceras após as refeições. As crianças maiores de 4 anos com apenas 1 úlcera podem colocar uma pastilha antiácida e deixar que se dissolva. Repita este procedimento três ou quatro vezes ao dia. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) segundo a necessidade de combater a dor (especialmente antes de se deitar).

Dieta

Ofereça a seu filho uma dieta leve para diminuir a dor. Recomenda-se particularmente bebidas frias ou vitaminas de frutas com leite. Evite os alimentos salgados, os sucos cítricos e os alimentos que requeiram muita mastigação. Estimule seu filho a tomar líquidos para evitar a desidratação. No caso de crianças muito pequenas, dê os líquidos num copo em lugar da mamadeira pois o bico pode aumentar a dor.

Procure ajuda médica se:

- A dor aumentar de gravidade.
- Seu filho não puder tomar líquidos suficientes.
- As úlceras durarem mais de 2 semanas.
- A condição de seu filho piorar.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems