Notícias de saúde

Cartilha educativa de combate à cólera será lançada em Brasília

São Paulo, 17 de abril de 2001 (eHealthLA). A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis e Cloro Derivados (Abiclor) e a Associação Sul Americana da Indústria de Cloro-Soda e Derivados (Clorosur) lançam, no dia 31 de maio, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, a cartilha educativa "Cloro Evita a Cólera", que será distribuída gratuitamente para as prefeituras, os órgãos de vigilância sanitária e saúde pública de todo o País. A cartilha tem o apoio técnico e científico da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis) e da OPAS, braço direito da Organização Mundial de Saúde (OMS) nas Américas.

Para o Coordenador da Área de Saúde a Ambiente da OPAS, Iván Estribí, a cartilha está bem escrita a suas ilustrações permitem ao usuário um melhor entendimento das suas aplicações. "Além de explicar o que é cólera, como se pega a doença e quais os seus sintomas, o material também mostra como devemos higienizar os alimentos, tratar as águas de poços e cacimbas e prevenir doenças infecto-contagiosas". O especialista destaca, ainda, que o material é "um eficiente instrumento de trabalho para os agentes de saúde pública que trabalham junto às comunidades carentes".

A contribuição do cloro para a saúde

O cloro tem um papel fundamental para garantir a saúde das pessoas. No Brasil, 100% da água tratada é desinfetada com cloro e seus derivados. Além de sua contribuição para garantir a qualidade da água para a população, o cloro também é usado em 85% dos os produtos farmacêuticos, incluindo vitaminas a medicamentos que tratam de doenças do coração, hipertensão, úlceras, leucemia, artrite, pneumonia; alergias a sintomas de resfriado.

Novidade – pasta de dente com cloro

Esta semana, a Sociedade Americana de Microbiologia apresentou em seu congresso uma pasta bucal feita de dióxido de cloro que é tida pelos especialistas em odontologia como a nova arma contra gengivite. Em minutos, o dióxido de cloro é capaz de eliminar as bactérias causadoras da gengivite a ainda eliminar o mau hálito. Bastaram duas escovações diárias com a pasta especial para interromper o sangramento da gengiva dos voluntários.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários