Artigos de saúde

Prevenção de Reações ao Calor

Há três principais reações que uma criança pode ter em meio ao calor: insolação, esgotamento e cãibras. Todas as reações ao calor provêem de uma perda excessiva de água pela transpiração.

Para evitar que seu filho tenha uma reação ao calor, siga estas recomendações:

- Assegure-se de que seu filho beba muita água sempre que estiver trabalhando ou fazendo exercícios num ambiente quente. A água é ideal para repor o suor eliminado. Perde-se muito pouco sal pela transpiração. As soluções especiais de glicose e eletrólitos como o Gatorade não oferecem vantagem alguma sobre a água, a não ser que seu filho esteja fazendo exercícios por mais de uma hora.
- Faça com que seu filho descanse 5 minutos para tomar água na sombra a cada 25 minutos. Estimule-o a beber água ainda que não tenha sede. É provável que não sinta sede até estar quase desidratado.
- Não dê a ele tabletes de sal. Não são necessários. Fazem o alimento ficar mais tempo no estômago e demore a absorção da água.
- Vista seu filho com roupas leves de cor clara. Ele deverá mudar de roupa se esta estiver muito molhada de suor.
- Os treinadores de atletismo recomendam que os exercícios sejam mais leves e mais curtos se a temperatura do ar for superior a 28ºC, especialmente se houver muita umidade.
- Limite o tempo de seu filho na banheira a 15 minutos. Faça com que um amigo o acompanhe para o caso de algum deles vir a ter uma reação ao calor. As crianças com febre ou que acabaram de fazer exercícios pesados não devem entrar em banheiras ou saunas. Os corpos precisam liberar o calor em vez de aquecerem ainda mais.
- Proteja os bebês com febre de uma insolação evitando agasalhá-los demais.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems