Notícias de saúde

Pele e cabelos exigem cuidados especiais no carnaval

28 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). O verão exige cuidados especiais com a saúde, e, no carnaval, quando nos expomos mais ao sol e a produtos químicos, os cuidados devem ser redobrados.

Os sprays de espuma, excesso de maquiagem e horas no sol causam irritações na pele que podem evoluir para casos mais graves, como alergias e, até mesmo, câncer de pele.

O primeiro e mais importante passo a ser dado para evitar problemas com a pele no carnaval é o uso de protetor solar. Esse produto tem a função de proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, reduzindo queimaduras solares e outros danos à pele, o que inclui as chances de desenvolver câncer de pele.

Tintas, corantes e maquiagens muito usadas nessa época do ano devem receber atenção especial, pois a pele é muito sensível e pode desenvolver alergias com facilidade. Recomenda-se testar os produtos que serão usados para maquiagem em pequenas áreas do corpo, assim, se resultar em uma reação alérgica, deve-se evitar o uso em grandes áreas.

Os cabelos, que são coloridos das mais diversas cores nos dias de folia, merecem cuidados especiais. O calor e umidade agridem o couro cabeludo e podem provocar inflamações e seborréia. O ideal é manter os cabelos e o couro cabeludo sempre limpo e higienizado. O uso de bonés e chapéus também ajuda, assim como produtos capilares com proteção solar.

Evitar o sol entre as 10h e 16h ainda é a melhor forma de evitar problemas causados com pelo sol. Isso, aliado ao uso de protetor solar e consumo de líquidos como água, água de coco e sucos, protege o corpo dos efeitos nocivos do calor e do sol. Assim, você pode curtir seu carnaval sem medo. Até porque, relaxar faz com que o corpo libere hormônios que deixam a pele e cabelos mais bonitos.

Por Natália Barbosa

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários