Notícias de saúde

Altas temperaturas podem fazer mal à saúde

21 de junho de 2023 (Bibliomed). As crises climáticas e energéticas estão atualmente entre os maiores desafios do nosso tempo e têm um efeito físico direto na saúde das pessoas. Por exemplo, a crise climática está causando ondas de calor mais frequentes, longas e intensas, responsáveis por mais mortes do que os desastres naturais. Além disso, a crise energética está causando um aumento nos custos de energia e forçando muitas famílias, nos países mais frios, a aquecer suas casas com menos frequência ou até mesmo não aquecer. Tanto os ambientes quentes quanto os frios desencadeiam uma resposta ao estresse no corpo humano e podem levar a problemas cardiovasculares.

Para investigar como as ondas de calor afetam a saúde dos trabalhadores industriais, pesquisadores americanos e da Eslovênia. Sete participantes do sexo masculino passaram nove dias de trabalho regulares consecutivos em um ambiente de laboratório controlado.

Nos primeiros e últimos três dias, as temperaturas normais de verão para as condições da Europa Central variaram de 25,1 a 25,7 graus durante o trabalho e 21,8 a 22,8 graus durante os períodos de descanso. Os dias quatro a seis representaram a onda de calor; durante esse período, os pesquisadores criaram temperaturas ambientes entre 35,2 e 35,8 graus durante os períodos de trabalho e 25,5 a 27,1 graus durante os períodos de descanso, inclusive durante o sono noturno. Durante todo o estudo, os participantes completaram tarefas diárias para simular o trabalho industrial típico.

Foi usado um protocolo neste estudo que simula as condições atuais de onda de calor em combinação com o estresse ortostático, o que significa mudança de postura, para determinar o estresse cardiovascular e termorregulatório em trabalhadores industriais.

Os resultados mostram que mesmo ondas de calor relativamente leves causam um aumento nas temperaturas do corpo e da pele, e um aumento no fluxo sanguíneo da pele. Embora essas reações fisiológicas ajudem o corpo a não superaquecer em repouso, em pé, o corpo nestas condições tenta se ajustar, buscando manter a temperatura interna e a pressão sanguínea para evitar desmaios. Estes ajustes acabam por sobrecarregar o sistema cardiovascular.

Curiosamente, muitas dessas respostas persistiram após o término da onda de calor, sugerindo um efeito residual da onda. Essas respostas refletem o estresse no sistema cardiovascular que os trabalhadores industriais enfrentam durante as ondas de calor, que podem levar a doenças causadas pelo calor, desmaios e até mesmo a morte devido a acidentes ou complicações médicas graves em pessoas com doenças cardiovasculares subjacentes.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-022-24216-3.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários