Publicidade

Notícias de saúde

Mais da metade dos partos feitos no Brasil ocorrem através de cesarianas

15 de novembro de 2012 (Bibliomed). No Brasil, em 2010 cerca de 1,5 milhões de bebês nasceram através de cesarianas. Dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) mostram que nesse ano, 52% dos partos de hospitais públicos e privados foram feitos dessa forma.

Apesar da grande ocorrência da cesariana, o parto normal pode ser a opção mais indicada. “Ao contrário do que algumas gestantes podem pensar, o parto normal bem feito é tão seguro quanto uma cesariana e tem muitas vantagens, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Sem contar que a recuperação da mulher é muito mais simples e ela não precisa passar pela cirurgia, que é considerada de médio porte”, explica o ginecologista e obstetra, Alberto Jorge Guimarães.

O médico explica que a discussão e aceitação do parto natural têm aumentado a procura das mulheres pela realização do parto normal. "Hoje, uma mulher bem orientada prefere o parto normal humanizado, inclusive. Um nascimento com a menor necessidade possível de intervenções médicas ou farmacológicas, dando ao recém nascido uma experiência acolhedora neste período de transição. O corpo da mulher está preparado para isso, como o próprio nome diz, é o 'natural'", diz Alberto.

É importante ressaltar que a cirurgia realmente é necessária em alguns casos. Questões que exigem esse cuidado podem ser percebidas durante o pré-natal, por isso é essencial que seja feito o acompanhamento durante a gestação.

Fonte: Patrícia Ribeiro, www.partosemmedo.com.br, 14 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: