Notícias de saúde

Estimulação elétrica do esôfago é um tratamento promissor

26 de outubro de 2012 (Bibliomed). Evidências clínicas da segurança e da eficácia da estimulação elétrica de uma válvula muscular no esôfago demonstram resultados promissores na solução de sintomas do refluxo gastroesofágico (RG).

Três estudos examinaram números pequenos de pacientes que realizaram implantes que utilizam pulsos elétricos baixos de energia para fortalecer esfíncteres esofágicos inferiores (EEI) que sejam fracos ou disfuncionais – a causa do refluxo.

Dois estudos, (feitos pelos pesquisadores Michael Crowell da clínica Mayo e Edy Soffer da University of Southern California), observaram diversas questões, como a exposição ácida do esôfago, melhoria de sintomas de RG e redução de uso de medicamentos inibidores da bomba de prótons (IBP).

Em um dos estudos os pesquisadores descobriram que, entre 25 pacientes, 77% deles atingiram a normalização ou pelo menos uma redução de 50% no uso de IBP. 12 meses após o implante do aparelho houve uma melhora estatisticamente significativa nas marcações dos pacientes em uma escala de medida de qualidade de vida relacionada à saúde em pessoas sofrendo de RG.

Os resultados encontrados levaram os autores à conclusão de que a estimulação elétrica do esfíncter esofágico inferior é uma forma eficiente de tratamento em longo prazo.

Em um estudo não relacionado, pesquisadores da Universidade de Utrecht (na Holanda) analisaram onze pacientes com sintomas de RG refratário e implantes de EEI. Dentre os pacientes, dez conseguiram parar o uso de medicamentos IBP. De uma forma geral, a pesquisa mostrou uma melhora estatisticamente significativa em pacientes com sintomas de RG e também uma tendência de melhoras no pH do esôfago.

A pesquisa foi apresentada na American College of Gastroenterology 77ª Annual Scientific Meeting, que aconteceu entre os dias 19 e 24 de outubro deste ano em Las Vegas, Estados Unidos.

Fonte: American College of Gastroenterology 77ª Annual Scientific Meeting, 19 a 24 de outubro, Las Vegas, Estados Unidos.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários