Notícias de saúde

Pulsos elétricos no cérebro podem aumentar a suscetibilidade à hipnoterapia

12 de abril de 2024 (Bibliomed). Um choque elétrico no cérebro pode tornar temporariamente uma pessoa mais suscetível à hipnose, indica estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 80 pacientes com fibromialgia, uma condição de dor crônica que pode ser tratada com hipnoterapia. A equipe excluiu especificamente pessoas que já eram altamente hipnotizáveis.

Metade dos pacientes recebeu estimulação magnética transcraniana, na qual as pás enviavam pulsos elétricos para um local preciso no córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo. A localização exata dos pulsos dependia da estrutura e atividade únicas do cérebro de cada pessoa.

Os pacientes que receberam estimulação cerebral sofreram um aumento estatisticamente significativo na capacidade de hipnotização. Este aumento temporário na capacidade de hipnotização poderia ajudar os pacientes a controlar a dor crônica com hipnose, em vez de opioides. Além disso, a estimulação elétrica no cérebro também pode melhorar a resposta das pessoas a outras formas de psicoterapia.

Fonte: Nature Mental Health. DOI: 10.1038/s44220-023-00184-z.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários