Notícias de saúde

Pesquisadores querem modificar os índices do cálculo de IMC

16 de agosto de 2012 (Bibliomed).  Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) propõe que o indicativo de obesidade, o popular cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), seja modificado.

Realizado pela nutricionista Mirele Savegnago Mialich Grecco, o estudo indica a redução da obesidade de 30 quilos por metro quadrado (kg/m²), para 28,38 kg/m² para homens e 25,24 kg/m² para mulheres. Além disso, o trabalho propõe uma nova fórmula para se calcular o IMC, que hoje leva em conta apenas peso e altura. Mirele explica que é preciso incluir no cálculo a quantidade de massa gorda (gordura) do corpo.

O IMC utilizado hoje foi elaborado por Lambert Adolphe Jacques Quételet em 1835 e adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1997. O cálculo é feito pela divisão do peso da pessoa (em quilos) pelo quadrado de sua altura (em metros). Pela tabela, pessoas com IMC igual ou superior a 30,0 kg/m² são consideradas obesas; aquelas entre 25,0 kg/m² e 29,9 Kg/m² estão em sobrepeso; entre 18,5 kg/m² e 24,9 kg/m² estão dentro do peso normal; e abaixo de 18,5kg/m² estão desnutridas.

Mirele explica que a tendência mundial é levar em consideração vários fatores na hora de elaborar os pontos de corte, como faixa etária, sexo e etnia. Ela conta que no Japão o IMC de obesidade foi reduzido para 23 kg/m² e que nos Estados Unidos uma pesquisa indica que o ideal é que a obesidade seja medida a partir de 25 kg/m².

A pesquisa de Mirele se dividiu em duas fases. No mestrado, a pesquisadora além de propor um valor mais baixo de coorte para a obesidade, também desenvolveu um novo índice que leva em conta a massa gorda da pessoa. O peso é multiplicado por três e a massa gorda por quatro, e o valor é dividido pela estatura (em centímetros).

Na segunda fase do estudo, desenvolvida no doutorado, o cálculo foi aplicado e ajustado, o que permitiu a criação de faixas de classificação. Pela nova proposta, os valores de risco nutricional para subnutrição ficaram entre 1,35 a 1,65; para a normalidade, entre 1,65 e 2,0, e acima de 2,0, para a obesidade.

A pesquisadora ressalta que podem ser feitos ajustes nesses números, mas que eles são mais precisos na detecção da obesidade do que o índice utilizado atualmente.

Fonte: Agência USP, 02 de agosto de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários