Notícias de saúde

Relação cintura-quadril deve substituir o IMC para medir o peso saudável

29 de setembro de 2022 (Bibliomed). Novas pesquisas sugerem que a relação cintura-quadril, e não o índice de massa corporal, é uma medida melhor do peso saudável - e pode prever a morte precoce melhor do que o IMC. Os pesquisadores recomendam usar o novo método para substituir o IMC, que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças chamaram de "uma ferramenta barata e fácil" porque esse cálculo requer apenas a altura e o peso de uma pessoa.

De acordo com pesquisadores da University College Cork's, na Irlanda, a relação cintura-quadril também é uma "medição rápida e fácil", calculada dividindo a circunferência da cintura pela circunferência do quadril.

O IMC é calculado tomando o peso de uma pessoa em quilogramas e dividindo pelo quadrado da altura em metros, com um IMC de 18,5 a 24,9 considerado saudável. Mas essa medida não leva em conta a distribuição de gordura.

Os autores explicam que ao desconsiderar onde a gordura é acumulada, uma pessoa que acumulou gordura na cintura terá o mesmo IMC de alguém da mesma idade e altura que armazena gordura nos quadris, apesar dos riscos à saúde da gordura abdominal serem superiores.

Para os pesquisadores, a relação cintura-quadril reflete melhor os níveis de gordura abdominal, incluindo gordura visceral, que envolve os órgãos profundamente dentro do corpo e aumenta o risco de uma série de condições médicas.

No estudo, os pesquisadores analisaram dados de participantes do Biobank do Reino Unido que tinham genes conhecidos por predispô-los ao ganho de peso e à obesidade. Sua análise indicou que níveis mais altos de gordura causaram aumento da mortalidade, em vez de serem meramente correlacionados com ela. Em seguida, eles aplicaram informações sobre os genes associados às três medidas – IMC, relação cintura-quadril e índice de massa gorda – a dados de cerca de 25.000 participantes cuja saúde tinha sido rastreada como parte do estudo do Biobank do Reino Unido até suas mortes, e um número semelhante de controles de idade, sexo e ancestralidade genética.

Os pesquisadores descobriram que o risco de uma morte precoce era menor para aqueles com a menor relação cintura-quadril e, em seguida, aumentava de forma constante com o aumento da relação cintura-quadril. Por outro lado, indivíduos com IMC ou índice de massa gorda extremamente alto ou baixo tiveram um risco aumentado de morte em comparação com aqueles com IMC moderado ou índice de massa gorda. Por exemplo, cada aumento de uma unidade na relação cintura-quadril aumentou as chances de uma morte precoce em quase duas vezes mais do que um aumento de uma unidade no IMC ou índice de massa gorda. Os cientistas também descobriram que a relação cintura-quadril estava mais fortemente associada à morte por todas as causas do que o IMC ou o índice de massa gorda. Esta ligação foi mais forte nos homens do que nas mulheres.

Fonte: European Association for the Study of Diabetes Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários