Notícias de saúde

Pais devem debater sexualidade com seus filhos

13 de julho de 2012 (Bibliomed). Pais podem ter dificuldade para se decidirem sobre quando é a melhor época para discutirem sobre sexualidade com os filhos. De acordo com a médica pediatra e professora do departamento de adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria, Mariângela de Medeiros Barbosa, de Pernambuco, "se não falou quando o nenê estava na barriga, já é tarde".

A afirmação da médica foi feita durante o Congresso de Atualização em Pediatria, onde o tema foi discutido. A sexualidade é amplamente abordada na sociedade e na mídia, mas dentro de casa o debate ainda é restrito. Com a iniciação precoce da vida sexual, pais e filhos passam a ter preocupações que antigamente surgiam a partir dos 18 anos.

A transformação do assunto em tabu tanto pelos pais quanto por pediatras pode ser muito prejudicial.

“Isso é uma coisa que não deveria acontecer porque a sexualidade é a coisa mais primária que acontece com o ser humano, pois somos animais sexuados”, explica Mariângela. “Quando as crianças vão fazer consulta a gente fala sobre crescimento, ganho de peso, tipo de alimentação, vacinas que deve fazer entre outras coisas. Porém, quando chega na adolescência não há questionamento sobre corrimento, pelos na região genital, mama e a própria relação sexual em si”.

Outro problema é a abordagem feita pelos pais, que podem adotar comportamentos diferentes em relação a filhos e filhas. “Existem casos ainda em que os pais adotam um comportamento diferente do masculino para o feminino. Se é um menino, acham o máximo que ele tenha fama de "garanhão". Se é menina é completamente diferente”, completa a médica.

Pais devem aprender a lidar com a sexualidade dos filhos, conversando sobre o assunto e ajudando-os a resolver dúvidas e dificuldades que eles possam ter quanto ao tema.

O V Congresso de Atualização em Pediatria foi realizado em Porto Alegre, entre os dias 28 e 30 de junho.

Fonte: Play Press Assessoria de Imprensa, 12 de julho de 2012