Notícias de saúde

Sal em excesso pode danificar vasos sanguíneos

20 de junho de 2012 (Bibliomed). Uma dieta rica em sal pode, com o passar dos anos, danificar os vasos sanguíneos, aumentando o risco de pressão alta, o que pode resultar em doenças cardíacas. A conclusão de pesquisadores norte-americanos, em estudo publicado na revista Circulation.

Os pesquisadores rastrearam a ingestão de sódio em 5.556 homens e mulheres holandeses e avaliaram essa ingestão através de amostras de urina de 24 horas – considerado o melhor método de avaliação para esse fim.

Os cientistas analisaram a associação entre o consumo de sódio e os níveis sanguíneos de ácido úrico e albumina na urina - ambos os marcadores de lesão dos vasos sanguíneos - em participantes que não tomavam medicação para pressão arterial elevada.

O acompanhamento médio foi de 6,4 anos período no qual 878 participantes desenvolveram hipertensão arterial. O estudo mostrou que, em comparação com os participantes que comiam menores quantidades de sal (2.200 miligramas por dia), os que consumiam grandes quantidades de sódio (cerca de 6.200 mg/d) tinham 21% mais chances de desenvolver pressão arterial elevada.

Além disso, aqueles que tinham altos níveis de ácido úrico e comiam mais sal eram 32% mais propensos a desenvolver pressão arterial elevada, enquanto que aqueles com níveis elevados de albumina na urina e consumo de sal mais elevado eram 86% mais propensos a desenvolver pressão arterial elevada, o estudo encontrado.

Fonte: UPI, 19 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários