Notícias de saúde

Como a má alimentação danifica os vasos sanguíneos?

31 de maio de 2023 (Bibliomed). A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como o acúmulo excessivo de gordura no corpo criando riscos para uma vida saudável. Ao longo das últimas décadas, a taxa de obesidade aumentou progressivamente e agora é uma das principais causas de morte em todo o mundo - 650 milhões de adultos são classificados como obesos.

Uma equipe de pesquisa na Alemanha investigou como a obesidade afeta a estrutura dos vasos sanguíneos em nível molecular. A pesquisa da equipe, agora publicada na revista Nature Metabolism, ilustra que a doença metabólica afeta os vasos sanguíneos em diferentes órgãos do nosso corpo de uma maneira única. Por exemplo, os vasos sanguíneos do fígado e do tecido adiposo lutam para processar o excesso de lipídios, os vasos renais desenvolvem disfunção metabólica, os vasos pulmonares tornam-se altamente inflamatórios e o transporte através dos vasos cerebrais é defeituoso.

Como a disfunção vascular conduz todas as principais patologias, da insuficiência cardíaca à aterosclerose e neurodegeneração, a pesquisa demostrou como os maus hábitos alimentares promovem molecularmente o desenvolvimento de diversas doenças.

Os pesquisadores então perguntaram se uma dieta saudável poderia reduzir as assinaturas moleculares causadoras de doenças induzidas por uma dieta ruim. Seus resultados mostram que uma dieta saudável pode realmente melhorar a saúde molecular dos vasos sanguíneos, embora apenas parcialmente. Por exemplo, os vasos sanguíneos no fígado se recuperaram quase completamente, mas os vasos sanguíneos nos rins mantiveram a assinatura da doença, apesar de uma dieta saudável e perda de peso significativa. Isso significa que alguns de nossos vasos sanguíneos podem desenvolver uma "memória" de doença metabólica, que é difícil de reverter.

Fonte: Nature Metabolism. DOI: 10.1038/s42255-022-00674-x.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários