Notícias de saúde

Vitamina A pode proteger mulheres contra o melanoma

02 de março de 2012 (Bibliomed). Para mulheres, suplementos de vitamina A podem reduzir o risco de desenvolvimento do melanoma – um tipo grave de câncer que atinge a pele. O melanoma é responsável por 5% dos casos de câncer e é sempre maligno.

Pesquisadores acompanharam um grupo de pessoas durante seis anos. Ao longo desse período, indivíduos que tomaram a vitamina tiveram chances 60% menores de desenvolverem melanoma. O estudo mostrou também que pessoas que já tinham tomado a vitamina A no passado, mas que não tomaram durante o estudo, não foram protegidas contra o câncer. A redução do risco foi mais forte em mulheres do que em homens.

O estudo é promissor, por indicar que existem outras formas de proteção contra o melanoma além do uso do filtro solar, o que oferece mais segurança contra a condição.

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos como o fígado, ovos, leite, espinafre, cenouras e batatas doce. Essa substância desempenha um papel importante no bom funcionamento da visão, na saúde dos ossos, na função imunológica e reprodutiva. Porém, é necessário cuidado, já que grandes quantidades dessa vitamina podem ser nocivas.

O estudo foi publicado no periódico journal of Investigative Dermatology.

Fonte: My Health News 1 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários