Notícias de saúde

Estatinas reduzem morte for infecção

31 de agosto de 2011 (Bibliomed). As estatinas, medicamentos utilizados para baixar os níveis de colesterol, ajudam a reduzir as mortes por infecções e doenças respiratórias, afirmam pesquisadores na Grã-Bretanha.

Participaram do estudo mais de 10.000 pacientes com pressão arterial elevada na Grã-Bretanha, Irlanda e Escandinávia. Esses foram divididos aleatoriamente em dois grupos, um que recebeu atorvastatina e outro que foi tratado com um placebo.

Resultados obtidos em 2003 mostraram que a estatina provou ser altamente benéfica na prevenção de ataques cardíacos e derrames. A partir daí, os participantes de ambos os grupos passaram a ingerir a substância.

Peter Sever, do Centro Internacional para Saúde Circulatória no Imperial College de Londres, diz que, ao longo dos 11 anos de pesquisa, a mortalidade global foi 14% menor no grupo que iniciou o tratamento com a atorvastatina. Observou-se também menos mortes por infecções e doenças respiratórias.

"Os benefícios das estatinas para prevenir ataques cardíacos e derrames estão bem estabelecidos. É interessante que ainda exista essa diferença entre os dois grupos oito anos após a análise de 2003", completa Sever.

Fonte: UPI, 30 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários