Notícias de saúde

Remédio para Covid-19 pode interagir com medicamentos cardíacos comuns

06 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Pessoas que tomam medicamentos comuns para doenças cardíacas, incluindo algumas estatinas, podem estar arriscando interações perigosas se usarem Paxlovid para tratar sintomas virais decorrentes de uma infecção por Covid-19. É a advertência de um estudo do do Lahey Hospital and Medical Center, nos Estados Unidos.

Em dezembro de 2021, a U.S. Food and Drug Administration concedeu autorização de uso emergencial para Paxlovid, um medicamento antiviral oral de cinco dias, composto por nirmatrelvir e ritonavir, para tratar adultos sintomáticos não hospitalizados com infecção leve a moderada por Covid-19 que estão em alta risco de acabar com uma doença grave.

Especificamente, os pesquisadores destacaram cinco das interações medicamentosas cardiovasculares mais importantes com Paxlovid: agentes antiarrítmicos; agentes antiplaquetários e anticoagulantes; certas estatinas; ranolazina, usada para tratar angina crônica estável, e agentes imunossupressores prescritos para pacientes transplantados cardíacos.

Com relação às estatinas, os cientistas alertaram que a sinvastatina e a lovastatina devem ser interrompidas antes de tomar Paxlovid, uma vez que a combinação pode levar ao aumento dos níveis plasmáticos e subsequente fraqueza muscular, chamada miopatia, e rabdomiólise, uma condição na qual a quebra de tecido muscular libera uma proteína prejudicial na corrente sanguínea.

Os pesquisadores disseram que seria razoável reduzir a dose de atorvastatina e rosuvastatina quando administradas com Paxlovid - e que as outras estatinas são consideradas seguras quando administradas juntamente com o medicamento antiviral. Eles também aconselharam a descontinuação temporária da ranolazina se o Paxlovid for prescrito e a consideração de terapias alternativas com Covid-19 para receptores de transplante cardíaco, porque a redução temporária da dosagem de medicamentos imunossupressores exigiria monitoramento intensivo.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology. DOI: 10.1016/j.jacc.2022.08.800.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários