Notícias de saúde

Estatinas estão ligadas ao risco de redução da mortalidade na DPOC

04 de outubro de 2017 (Bibliomed). O uso de estatinas está associado a um risco reduzido de mortalidade pulmonar e também relacionada a todas as causas em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), de acordo com um estudo publicado na revista Chest.

Pesquisadores canadenses avaliaram a associação do uso de estatinas com mortalidade relacionada a todas as causas e mortalidade pulmonar em pacientes com DPOC. Foram usados registros de prescrição individuais para identificar 39.678 pacientes com DPOC, dos quais 7.775 receberam pelo menos uma estatina no período de um ano após o diagnóstico da DPOC.

Os pesquisadores descobriram que ocorreram 1.446 mortes por todas as causas registradas na coorte no período de exposição de um ano. Na análise multivariada, a taxa de risco estimada para a exposição às estatinas foi de 0,79, sugerindo uma redução de 21% no risco de mortalidade por todas as causas. Houve também uma redução considerável no risco de mortalidade pulmonar.

Portanto, este estudo mostra que o uso de estatinas em uma coorte populacional de pacientes com DPOC pode conferir benefícios em termos de redução da mortalidade por causa pulmonar e mortalidade por todas as causas.

Fonte: Chest. September 2017Volume 152, Issue 3, Pages 486–493

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários