Notícias de saúde

Estatinas podem ser benéficas em pacientes portadores de obstruções arteriais periféricas

19 de maio de 2016 (Bibliomed). O uso de medicamentos da classe das estatinas, para diminuir a taxa de colesterol, podem poupar as pessoas com obstruções nas artérias das pernas da possibilidade de amputação e até de morte, sugere um novo estudo. Segundo o estudo, quanto maior for a dose destes medicamentos, menor o risco para os pacientes.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram informações de saúde em mais de 200.000 veteranos militares com doença arterial periférica (DAP).

Eles identificaram aqueles que estavam tomando estatinas no momento em que foram diagnosticados com DAP. Os pesquisadores também anotaram as doses destas drogas usadas pelos veteranos.

Durante um período de acompanhamento médio de 5,2 anos, os veteranos foram divididos em três grupos: aqueles que tomam altas doses de estatinas, aqueles que tomavam doses moderadas a baixas, e aqueles que não tomavam estatinas.

O estudo revelou que aqueles com DAP que tomaram altas doses de estatinas tiveram um risco 33% menor de amputação e um risco 29% menor de morte do que aqueles que não tomaram essas drogas.

Enquanto isso, os doentes que receberam uma dose moderada ou baixa das estatinas tiveram um risco 22% menor de amputações e morte.

Os resultados sugerem, mas não provam, que os pacientes que foram diagnosticados com DAP  deve ser considerado para receber estatinas em altas doses , caso possam tolerar estas doses.

Os resultados foram apresentados recentemente em uma reunião da American Heart Association, em Nashville, Estados Unidos.

Fonte: American Heart Association, news release, May 6, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários