Notícias de saúde

Fumar diminui risco de cirurgia de substituição de articulação, afirma estudo

12 de julho de 2011 (Bibliomed). Um novo estudo desenvolvido na Universidade de Adelaide (Austrália) mostra que homens que fumam têm menos chances de precisarem fazer cirurgia de substituição de articulação.

Outros dados do estudo também mostraram que homens que estavam acima do peso ou que praticavam exercícios físicos vigorosos tinham maiores probabilidades de precisarem fazer esse procedimento.

Para a pesquisa, os cientistas revisaram dados de 11.388 homens e também dados de morbidade hospitalar e mortalidade, chegando assim a 857 homens que haviam feito cirurgia de substituição de articulação. Desses indivíduos, 59% substituíram o joelho e 41% o quadril.

Uma análise dos participantes do estudo mostrou que homens que fumavam a 48 anos ou mais tinham uma probabilidade 51% menor de precisarem desse tipo de procedimento, quando comparados a homens que nunca fumaram.

Outro resultado encontrado pelos pesquisadores é que a prática de exercícios físicos aumentava o risco de homens entre as idades de 70 e 74 anos precisarem da cirurgia. A obesidade também é um fator que aumenta as chances de o procedimento ser necessário.

A pesquisa foi publicada no periódico Arthritis & Rheumatism.

Fonte: UPI 9 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários