Notícias de saúde

Novo procedimento se mostra promissor para o alívio da dor da osteoartrite

16 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Um método de "atordoar" os nervos reduz a dor em pelo menos 70% em pessoas com artrite moderada a grave nas articulações do quadril e do ombro, revelou um estudo da Emory University, nos Estados Unidos. O procedimento pode ajudar na necessidade de analgésicos à base de opioides potencialmente viciantes em pessoas com dor de artrite moderada a grave.

No método, chamado de ablação por radiofrequência resfriada, as agulhas são colocadas nos principais nervos sensoriais ao redor das articulações do ombro e do quadril. Os nervos, que fazem o corpo sentir dor, são então tratados com uma corrente de baixo grau conhecida como radiofrequência que os "atordoa", retardando a transmissão da dor para o cérebro.

Para este estudo, 23 pessoas - 12 com dor no ombro e 11 com dor no quadril - com osteoartrite foram submetidas a tratamento. Todos os 23 participantes do estudo não responderam ao tratamento com antiinflamatórios e corticosteroides. Após receber a ablação por radiofrequência resfriada, os participantes completaram pesquisas para medir sua função, amplitude de movimento e grau de dor antes e três meses após o procedimento.

Nenhuma complicação relacionada ao procedimento ocorreu, e os participantes dos grupos de quadril e ombro relataram reduções significativas na dor com aumentos correspondentes na função articular após o tratamento.

Com base nas respostas da pesquisa, os participantes com dor no ombro relataram uma diminuição de 85% na dor e um aumento de 74% na função, em média. Aqueles com dor no quadril relataram uma redução de 70% na dor e um ganho de função de 66%.

Historicamente, as pessoas com dor moderada a intensa relacionada à osteoartrite têm opções de tratamento limitadas - incluindo a injeção de corticosteroides nas articulações afetadas - que tendem a se tornar menos eficazes conforme a artrite progride e piora.

Sem o alívio da dor, os pacientes com essa forma de artrite enfrentam a possibilidade de cirurgia de substituição da articulação, mas muitos não são candidatos a esses procedimentos por outras razões subjacentes à saúde.

Fonte: Radiological Society of North America Annual Meeting. November 29 - December 04, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários