Notícias de saúde

Ganho de peso aumenta chances de cirurgia de substituição do joelho

26 de outubro de 2022 (Bibliomed). O aumento de peso é prejudicial a pessoas com risco de desenvolver osteoartrite, aumentando a probabilidade de precisarem de uma cirurgia de substituição total do joelho, mostrou um estudo da Universidade Monash, na Austrália.

Para este estudo, os pesquisadores revisaram 20 estudos anteriores que examinaram a relação entre ganho de peso e osteoartrite. Os estudos descobriram que o ganho de peso teve efeitos prejudiciais significativos na articulação do joelho, incluindo danos visíveis em raios-X.

Combinando os resultados de dois grandes estudos envolvendo mais de um quarto de milhão de pessoas, os pesquisadores descobriram que um aumento de 5 quilos no peso tornou a cirurgia de substituição total do joelho 35% mais provável para as mulheres e 25% mais provável para os homens.

Os autores classificaram os resultados como preocupantes, uma vez que as substituições de joelho são caras e uma em cada cinco pessoas não ficam satisfeitas com os resultados, e continuam a reclamar de dores. Por isso, é fundamental para as pessoas com risco de osteoartrite controlarem seu peso, especialmente na meia idade.

Fonte: International Congress on Obesity 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários