Notícias de saúde

Apendicite infantil pode ser tratada com antibióticos, afirma estudo

02 de maio de 2011 (Bibliomed). A apendicite em crianças é normalmente tratada com cirurgia de emergência, mas uma nova pesquisa afirma que um tratamento mais adequado pode ser feito através do uso de antibióticos.

“Era suposto, mas nunca havia sido provado, que a apendicite sempre perfura a menos que seja feita a apendicectomia no início do seu curso”, afirma o pesquisador.

De acordo com o pesquisador Thomas B. Fomby, da Southern Methodist University nos Estados Unidos, em casos em que o apêndice ainda não foi perfurado a apendicite infantil é muito semelhante a uma doença adulta, a diverticulite.

A diverticulite é a inflamação dos divertículos do intestino grosso, que ocorre a obstrução de algum divertículo por alimentos ou fezes. Em casos em que não acontece a perfuração do divertículo, a condição é tratada com antibióticos.

Ao estudar dados de arquivos de hospital acumulados ao longo de 27 anos, Fomby observou uma relação entre a apendicite e a diverticulite em seus casos onde não houve perfuração.

A pesquisa mostra que a incidência anual de ambas as doenças mudou muito durante o período avaliado pelos cientistas, mas que elas seguiram os mesmos padrões e tendências. Esse fato levou a equipe a concluir que a diverticulite e a apendicite não perfuradas podem ser manifestações diferentes de um mesmo processo.

A pesquisa foi publicada no Archives of Surgery

Fonte: UPI 29 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários