Notícias de saúde

Antibióticos podem ser usados para tratar apendicite

02 de outubro de 2012 (Bibliomed). Segundo pesquisadores da Universidade de Gotembrugo, na Suécia, o tratamento com antibióticos pode ter a mesma eficácia da cirurgia de remoção do apêndice em casos de apendicite aguda.

Os pesquisadores avaliaram dois grandes estudos clínicos de pacientes adultos com apendicite aguda. No primeiro estudo, os cientistas compararam a cirurgia com a antibioticoterapia (tratamento com antibióticos). Já no segundo, foram analisados pacientes tratados inicialmente com antibióticos e submetidos à cirurgia como último recurso.

Os resultados dos estudos mostraram que o tratamento com antibióticos foi tão eficaz quanto o tratamento cirúrgico na maior parte dos pacientes. De acordo com os especialistas, cerca de 80% dos pacientes que podem ser tratados com a antibioticoterapia se recuperam e voltam à saúde plena sem a necessidade de cirurgia.
A pesquisa mostrou, também, que os pacientes que são tratados com antibióticos têm menor risco de complicações do que os que passam por cirurgia, e o risco de recorrência do problema após o tratamento varia entre 10% e 12% após o primeiro ano.

Agora, os pesquisadores vão acompanhar o progresso dos pacientes submetidos à antibioticoterapia para analisar o risco de recorrência a um prazo maior. Além disso, querem avaliar o risco de desenvolvimento de resistência aos antibióticos que possam afetar o tratamento.

Fonte: Diário da Saúde, 28 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários