Notícias de saúde

Dia Mundial da Hemofilia

15 de abril de 2011 (Bibliomed). Em 17 de abril é comemorado o Dia Mundial da Hemofilia. A hemofilia é um distúrbio hemorrágico de origem genética ligado ao cromossomo X, que acomete quase exclusivamente indivíduos do sexo masculino e é causado pela ausência de uma proteína que ajuda na coagulação do sangue. Com isso, pacientes hemofílicos podem sofrer hemorragias intensas que podem levar à morte.

No Brasil existem cerca de 10 mil pessoas diagnosticadas com o problema, sendo que a maioria recebe tratamento fornecido pelo Ministério da Saúde. Contudo, o tratamento que essas pessoas recebem é feito por demanda, ou seja, apenas quando ocorrem sangramentos. Isso traz complicações irreversíveis, como o comprometimento das articulações, o que pode levar a limitações físicas.

A Organização Mundial da Saúde e a Federação Mundial de Hemofilia recomendam o tratamento profilático ou preventivo, como uma das principais medidas disponíveis para garantir a integridade física, psíquica e social dos pacientes, possibilitando uma vida plena.

Mônica Cerqueira, hematologista coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Hemostasia do HEMORIO, diz que “como o tratamento profilático já é amplamente utilizado em países desenvolvidos, temos a comprovação de que realmente previne as lesões e colabora para a qualidade de vida das pessoas com hemofilia. Além disso, é importante que todos tenham acesso ao tratamento com uma equipe multidisciplinar composta por: médico, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo e assistente social, que viabilize um acompanhamento integral”.

O tema da campanha desse ano é “Hemofilia no Tom da Vida”, que objetiva esclarecer a população sobre a hemofilia e conscientizar sobre a importância do tratamento adequado para a qualidade de vida dos pacientes. Serão realizadas ações e distribuição de material informativo em vários estados, estando a programação completa da campanha e os contatos disponíveis no site da Federação Brasileira de Hemofilia (www.hemofiliabrasil.org.br/diamundialdahemofilia ).

Fonte: Press Release, The Jeffrey Group, 11 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários