Publicidade

Notícias de saúde

Técnica de escoação pode prevenir cárie

30 de março de 2011 (Bibliomed). Estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou a efetividade da técnica vestíbulo-lingual na escovação dos dentes para prevenir a cárie dentária em um programa escolar supervisionado com creme dental fluorado. Realizado com 284 crianças de cinco anos que tinham pelo menos um molar permanente, o estudo analisou o programa convencional com um modificado.

O programa convencional, utilizado nas instituições de ensino da rede pública, consiste em atividades de educação em saúde bucal, geralmente palestras, e atividade de evidenciação de placa bacteriana seguida de escovação com creme dental fluorado supervisionada por um auxiliar de saúde bucal realizada quatro vezes por ano. Ao longo do ano, há a escovação com supervisão indireta dos professores após as refeições realizadas na escola.

O programa modificado inclui, além destas atividades, a aplicação nos molares permanentes em erupção a técnica da escovação vestíbulo-lingual realizada por um auxiliar de saúde bucal especialmente capacitado para tal. A técnica foi utilizada cinco vezes por ano, usando a escova do participante.

A técnica mostrou-se eficaz, diminuindo em 50% os casos de cárie nos meninos, que apresentam mais chances de desenvolver a doença do que as meninas. Com isso, houve uma diminuição significativa no número de crianças que necessitaram de tratamento odontológico, o que pode se estender para o futuro.

Os programas de escovação supervisionada são uma política pública largamente aplicada no Brasil, financiada com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, a técnica vestíbulo-lingual não é utilizada normalmente. Os molares permanentes costumam irromper a partir dos cinco anos de idade, e as lesões iniciais de cárie ocorrem durante os primeiros 36 meses após o irrompimento desse grupo dentário. Daí a importância dessa técnica de escovação na prevenção da doença.

Fonte: Agência USP, 25 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: