Notícias de saúde
18 de julho de 2025 (Bibliomed). O número de crianças nos EUA que sofrem convulsões após engolir medicamentos prescritos ou drogas ilícitas dobrou nos últimos anos, indica estudo realizado na Universidade da Virginia, nos Estados Unidos. A convulsão é um dos sintomas mais graves que um paciente envenenado pode apresentar, e as crianças são particularmente vulneráveis.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados do Sistema Nacional de Dados de Envenenamento dos EUA, que reúne dados de 55 centros de controle de intoxicações localizados em todo o país. Os medicamentos mais responsáveis por causar convulsões em crianças foram: Difenidramina, um anti-histamínico de venda livre comumente usado para alergias, febre e congestão nasal; Tramadol, um opioide prescrito para dor em adultos; Bupropiona, um antidepressivo prescrito para adultos e crianças; Canabinoides sintéticos conhecidos como K2 ou spice, substâncias artificiais ilegais quimicamente semelhantes aos produtos químicos da cannabis.
Os resultados mostraram que os casos de intoxicações por drogas entre crianças, resultando em convulsões, aumentaram de 1.418 em 2009 para 2.749 em 2023, aumentando constantemente cerca de 5% a cada ano. Os pesquisadores descobriram que esses casos dobraram entre crianças de 6 a 19 anos durante esse período de 15 anos. Em crianças menores de 6 anos, houve um aumento de 45%.
Fonte: European Society For Emergency Medicine Annual Meeting.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também