Notícias de saúde

Chocolate Pode Ajudar a Prevenir Cáries

Substância presente no cacau combate bactéria que produz cáries

Uma dose diária de chocolate pode ajudar a prevenir cáries. Esta é a conclusão de um grupo de pesquisadores japoneses. Eles descobriram que uma parte do grão de cacau – o principal ingrediente do chocolate – pode combater uma bactéria bucal e com isso prevenir cáries.

As cáries surgem quando a bactéria Streptococcus mutans produz uma molécula chamada glucan. É através dessa molécula que a bactéria fica presa ao dente e forma a placa. Estas e outras bactérias presentes na boca convertem o açúcar em ácido, que corrompe a superfície do dente e produz as cáries.

Os cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, descobriram que uma substância – chamada CBH - encontrada em grande quantidade na casca dos grãos de cacau combate a bactéria que inicia todo esse processo. Testes feitos em ratos indicam um declínio grande no número de cáries quando a alimentação é rica nesta substância. Eles sugerem que a substância pode ser sintetizada e usada em novos tratamentos. “Um extrato de CBH pode ser usado em pastas de dente ou anti-sépticos bucais. Ou então ser colocado em maior quantidade nos próprios chocolates”, diz Takashi Ooshima, o chefe da equipe.

A Universidade de Osaka deve iniciar em breve os testes em dentes humanos. Mas mesmo com esta descoberta, os dentistas advertem: uma boa higiene bucal – e não uma caixa de chocolate - ainda é a melhor forma de manter os dentes saudáveis.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários