Notícias de saúde

Depressão pode piorar dores no joelho causadas por osteoartrite

21 de março de 2011 (Bibliomed). Quando a osteoartrite atinge o joelho causa a destruição da cartilagem, fazendo com o os ossos entrem em contato. Os sintomas dessa doença que normalmente afeta pessoas acima dos 50 anos são rigidez da articulação, dores e inchaço. Alguns dos pacientes que sofrem de osteoartrite sentem dores que não estão de acordo com o desgaste demonstrado nos seus exames de raio x, e a explicação para isso pode estar na depressão.

Pesquisadores da Universidade Nacional de Seul (na Coréia do Sul) estudaram 660 pessoas com 65 anos ou mais que sofriam de osteoartrite. Eles passaram por exames de raio x e responderam questionários que determinaram se eles tinham depressão. Os resultados mostraram que pessoas deprimidas que tinham joelhos moderadamente danificados sentiam mais dores, levando a equipe a perceber uma conexão entre as duas doenças. “Ao avaliarmos os resultados deste estudo, a contribuição da depressão para os sintomas da osteoartrite do joelho foi quase tão importante quanto o dano indicado no raio x”, afirma o Dr. Tae Kyun Kim, um dos pesquisadores do estudo.

A relação entre depressão e a dor da osteoartrite pode ser a explicação de casos de pacientes que sentem dores mesmo depois de fazerem cirurgia para substituição do joelho apesar de se adaptarem bem à prótese.

Os pesquisadores sugerem que a depressão deve ser um fator considerado durante o tratamento de pacientes que sofrem de osteoartrite, mesmo que ainda não esteja claro como o relacionamento entre a doença, a depressão e a dor se estabelece.

Fonte: Live Science 17 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários