Notícias de saúde

Gelatina Combate Dor em Pacientes Com Artrite

Por E.J.Mundell

DALLAS (Reuters Health) - Doses diárias de gelatina podem ajudar a aliviar a dor e a incapacidade associadas à osteoartrite do joelho, segundo pesquisadores.

"Constatamos uma melhora significativa na força" de pessoas que comeram gelatina comparadas àquelas que não comeram, explicou o fisiologista em exercício, Sean McCarthy, do Rippe Lifestyle Institute, uma instituição de pesquisa independente de Shrewsbury, Massachusetts.

O especialista apresentou as conclusões de sua equipe de pesquisa no encontro anual da American Academy of Family Physicians (Academia Americana de Clínicos de Família), realizado em Dallas.

A osteoartrite em articulações - causada pela degeneração gradual da cartilagem e do osso - pode causar dor e limitar consideravelmente as atividades diárias, especialmente na velhice.

Muitos pacientes recorrem a medicamentos para aliviar a dor, mas um número cada vez maior está usando remédios "naturais", como a condroitina glucosamina, para ajudar a manter as articulações saudáveis.

No estudo, a equipe de McCarthy usou uma substância natural e barata - a gelatina - para a luta contra a artrite.

Os pesquisadores pediram a 175 pacientes idosos com osteoartrite no joelho que tomassem, diariamente, doses de 10g de gelatina em pó ou um placebo (substância inócua) durante 14 semanas.

A força e a flexibilidade dos joelhos dos pacientes foram medidas usando um sofisticado equipamento computadorizado de exercício.

"Os indivíduos no grupo do placebo não melhoraram. De fato, seu desempenho piorou ao final do estudo", McCarthy disse à Reuters Health.

Os pacientes que tomaram gelatina "mostraram uma melhora significativa no desempenho em certos testes de força e trabalho, particularmente naqueles que desafiaram mais as articulações", segundo os pesquisadores.

McCarthy explica que a suplementarão com gelatina provavelmente não reconstrui as cartilagens danificadas. Em vez disso, os aminoácidos presentes na gelatina podem "manter a cartilagem saudável e diminuir ou mesmo deter o desgaste em andamento".

Contudo, os pacientes não devem deixar de lado seus medicamentos para artrite para substitui-los por gelatina, pois novos estudos devem ser realizados para verificar se as melhoras são duradouras.

McCarthy enfatizou que o exercício continua sendo uma das principais recomendações para manter o bom funcionamento das articulações.

"As pessoas que param de andar e de ter atividades físicas por causa de joelhos ou articulações lesados estão, de fato, fazendo o pior", observou o especialista.

O estudo independente recebeu financiamento da Nabisco, um fabricante de gelatina.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários