Publicidade

Notícias de saúde

Função de Proteína da Doença da Vaca Louca é Decifrada

Por Merritt McKinney

NOVA YORK (Reuters Health) - O aumento da produção de uma proteína anormal no cérebro é uma característica da doença da vaca louca e de outras enfermidades similares que promovem a deterioração do cérebro e que são fatais em humanos e animais.

Agora, uma nova pesquisa sugere que a forma inofensiva da proteína, conhecida como príon, ajuda a regular as células nervosas.

A função normal dos príons (o agente infeccioso) é desconhecida, embora a versão anormal -- a mesma proteína dobrada de uma forma ligeiramente diferente -- é conhecida por aumentar no cérebro, causando a formação de buracos esponjosos.

"Pela primeira vez, este estudo fornece uma indicação para a função fisiológica do príon normal nos neurônios", disse Sophie Mouillet-Richard, principal autora do estudo.

De acordo com a pesquisa publicada na edição de 15 de setembro da revista Science, parece que o príon corresponde a uma parte de uma rede de sinalização dentro da célula que está envolvida na regulação da atividade da célula nervosa.

O estudo da forma como os príons normais atuam pode levar a uma melhor compreensão de como príons renegados provocam danos no cérebro.

Doenças causadas por príons são incuráveis e, quase sempre, fatais.

Mouillet-Richard e sua equipe usaram células nervosas imaturas de camundongos em seus experimentos, já que estas células produzem uma corrente regular de príons. Durante o estudo, eles descobriram que príons normais se ligam a uma enzima que ativa e desativa genes.

Os pesquisadores concluem, portanto, que a proteína pode desempenhar um papel importante na regulação da função das células nervosas.

De acordo com Mouillet-Richard, o estudo "fornece uma base para estudar como a forma de 'scrapie' causada por príons, que é responsável por... doenças resultantes de príons, interfere com a função da proteína normal".

"Scrapie" é um distúrbio degenerativo do sistema nervoso central causado por príon -- conhecido como "doença da arranhadura" -- encontrado em ovelhas. A doença da vaca louca, ou encefalopatia espongiforme bovina (BSE), afeta o gado. Já humanos, desenvolvem um distúrbio causado por príons conhecido como doença de Creutzfeldt-Jacob.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: