Notícias de saúde

Brasil Não Tem Casos da Versão Humana da Vaca Louca, diz Serra

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Saúde, José Serra, disse nesta quarta-feira que não há casos da variante humana da vaca louca no Brasil nem mesmo riscos de contaminação através do sangue importado.

Segundo Serra, há casos registrados no país da doença de Creutzfeldt-Jakob, uma enfermidade semelhante mas que não se trata do mal da vaca louca.

"São doenças diferentes e queremos deixar isso bem claro para evitar o pânico na população", afirmou José Serra.

Essa doença, chamada DCJ, foi diagnosticada pela primeira vez em 1920 na Europa e é causada pela mutação de uma proteína existente no corpo humano chamada Priorina. Quando essa proteína se transforma em um agente infeccioso chamado príon, provoca a DCJ.

O princípio é o mesmo do mal que ataca os rebanhos bovinos da Inglaterra, mas não constitui a mesma doença. A vaca louca é causada pela mesma mutação da priorina, também existente nos animais. No entanto, a proteína do animal é um pouco diferente da humana.

A versão humana do mal da vaca louca é uma variante da DCJ. "Na Inglaterra descobriu-se que algumas pessoas doentes com DCJ estavam apresentando sintomas um pouco diferentes", explicou Milberto Scaff, professor de Neurologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP).

Ao estudar a doença, os médicos descobriram que os pacientes tinham a versão mutante da proteína animal, e não a humana. A conclusão foi de que eles haviam sido contaminados através do consumo de carne.

No entanto, segundo Scaff, não há nenhum registro de que tanto a DCJ quanto a sua variante sejam transmitidas por transfusões de sangue.

A doença de Creutzfeldt-Jakob, segundo o professor, costuma ser hereditária ou por contaminação ocorrida através do contato com o líquido cerebral de uma pessoa doente, ou transplante de córneas.

Entre 1980 e 1999 foram notificados no Brasil 105 casos da doença de Creutzfeldt-Jakob, cujo principal sintoma é a manifestação de demência de rápida progressão.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários