Notícias de saúde

Pacientes dos EUA Foram Expostos a Doença Cerebral Fatal

NOVA ORLEANS (Reuters) - Oito pacientes dos EUA podem ter sido expostos a uma doença cerebral rara e fatal após serem operados com os mesmos instrumentos usados em um doente que morreu da enfermidade, afirmaram autoridades do Hospital Universitário Tulane na sexta-feira.

Os pacientes foram notificados sobre o risco depois que se descobriu que os instrumentos podem ter sido infectados com a doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD), cuja variante está relacionada à doença da vaca louca.

Os instrumentos receberam lavagem e esterilização de rotina após serem utilizados em um paciente que, posteriormente, foi diagnosticado com doença de Creutzfeldt-Jakob. O hospital, no entanto, disse que o risco de transmissão da doença pode não ter sido eliminado.

"Entramos em contato com os oito pacientes que potencialmente foram expostos e estamos fornecendo aconselhamento e cuidado médico relacionado", afirmou o vice-presidente do hospital, em um comunicado.

A CJD, que faz com que o cérebro adquira uma consistência esponjosa, provoca senilidade progressiva, perda de funções físicas e morte. A doença de Creutzfeldt-Jakob está relacionada à encefalopatia espongiforme bovina (BSE), mais conhecida como doença da vaca louca. Acredita-se que a BSE seja transmitida a humanos através do consumo de carne infectada.

Pelo menos 70 pessoas já morreram da forma humana da doença da vaca louca, uma variante da CJD, na Grã-Bretanha.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários