Publicidade

Notícias de saúde

Alcoolismo não é responsável por todos os casos de pancreatite crônica

15 de março de 2011 (Bibliomed). Nem todos os casos de pancreatite crônica são causados por excesso de álcool, aponta estudo publicado no jornal Clinical Gastroenterology and Hepatology, da Associação Americana de Gastroenterologia. Segundo pesquisas, a taxa relativa de pancreatite crônica relacionada com o álcool é menor quando comparada a outras causas. O grupo de pacientes cuja doença não estava relacionada ao álcool foi grande, especialmente entre as mulheres.

"Uma das observações mais notáveis desse estudo é que em mais de 50% dos pacientes, o álcool não era considerado como o fator causal de pancreatite crônica," diz Gregory A. Coté, da Indiana University School of Medicine e principal autor do estudo.

Os pesquisadores analisaram pacientes com pancreatite crônica no North American Pancreatitis Study, e observaram que 45,5% dos casos eram decorrentes do uso de álcool, 26,9% não tinham o álcool associado à doença e 28,6% tinham pancreatite crônica sem causas conhecidas.

Foi traçado um perfil etiológico dos portadores de pancreatite crônica onde se percebeu que, embora o álcool continue sendo a causa mais comum, um número cada vez maior de pacientes apresenta etiologia não-alcoólica, e em mais de um quarto dos pacientes, a pancreatite não tinha causa identificável (PC idiopática). Entre os fatores de risco avaliados, o tabagismo foi independentemente associado com a PC idiopática.

Segundo Coté, análises futuras poderão identificar previamente fatores genéticos desconhecidos ou interações entre genes e fatores ambientais como explicações em potencial para o desenvolvimento da doença. O estudo coloca fim na crença de que todos os casos de pancreatite crônica são induzidos pelo álcool.

Fonte: Clinical Gastroenterology and Hepatology, 11 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: