Notícias de saúde

Azeite e peixes suavizam os sintomas da pancreatite

28 de dezembro de 2011 (Bibliomed).  Algumas substâncias encontradas em azeite virgem e também na carne de peixes podem ajudar no controle de sintomas da pancreatite. De acordo com pesquisadores espanhóis da Universidade de Granada o ácido oléico e hidroxitirosol – em concentrações altas no azeite - e ácidos graxos n-3 poliinsaturados - encontrados em peixes - podem ser muito benéficos para pessoas sofrendo dessa condição.

A pesquisadora Maria Belen Lopez Millan e uma equipe avaliaram o papel que ingredientes da dieta mediterrânea têm na prevenção da mitigação de danos celulares, dando foco para a forma como ácidos graxos e antioxidantes afetam os mecanismos celulares que respondem à inflamação local no pâncreas.

Para isso, os cientistas usaram ratos de laboratório, fazendo com que danos celulares fossem induzidos após um pré-tratamento com os componentes nutricionais selecionados.

“Existem evidências crescentes de que existem processos oxidativo-inflamatórios envolvendo a origem de doenças crônicas e que a dieta desempenha um papel importante em processos assim. Os efeitos do anti-oxidante (compostos fenólicos) e anti-inflamatório (ômega 3 de ácidos graxos) dos componentes da dieta previnem e mitigam a incidência patológica de processos oxidato-inflamatórios”, explica Millan.

Os resultados do estudo mostram que o ácido oléico e o hidroxitirosol podem ser considerados ingredientes funcionais potenciais, ou seja, produtos que as pessoas podem consumir para melhorar a saúde em geral ou diminuir a atividade de uma determinada doença.

A pesquisa foi publicada no periódico Proceedings of the Nutrituon Society.

Fonte: UPI 26 de dezembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários