Notícias de saúde

Crianças sabem dividir

15 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Ao realizar atividades juntas, crianças preferem dividir os ganhos, mesmo quando poderiam ficar com tudo para elas mesmas – é o que afirma um estudo publicado no periódico Psychological Science.

O estudo foi inspirado por uma pesquisa que estava sendo feita com chipanzés. Eles não conseguem trabalhar juntos porque normalmente competem por comida. Até mesmo em situações que envolviam recompensas os animais encontravam problemas em cooperarem um com o outro.

O estudo realizado com crianças foi feito por Felix Warneken, da Universidade de Harvard, Karoline Lohse, da Universidade de Gottingen e Alicia P. Mellis e Michael Tomasello, do Max Planck Institute dor Evolutionary Anthropology. O objetivo era ver como seria o comportamento de crianças em situações em que tivessem que dividir prêmios obtidos através de uma tarefa que não podiam realizar sozinhas. Uma caixa transparente cheia de prêmios - como balas e adesivos - foi posicionada em uma tábua com rodas. Duas crianças tinham que fazer com que a caixa chegasse até elas puxando cordas. Ao puxar apenas uma corda, a caixa não se movia, mas ao puxar as duas, conseguiam trazê-la até elas. Em algumas caixas haviam duas aberturas por onde as crianças podiam retirar os prêmios, em outras havia apenas uma, e só uma criança podia retirar os ganhos.

Os cientistas se surpreenderam com os resultados. Cada par de crianças foi testado várias vezes e quase sempre elas dividiram igualmente os objetos retirados, sem entrarem em conflito. Warneken diz que “Foi raro o caso em que uma pegou todos os recursos e a outra criança teve que dizer ‘Ei, isso não é justo’”. O pesquisador acredita que o comportamento das crianças no estudo mostra como arranjos mutuamente beneficiais funcionam. Se existe cooperação, ambos os lados saem ganhando.

Fonte: Association for Psychological Science 10 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários