Notícias de saúde

Serão os cromossomos a futura fonte da juventude?

22 de Setembro de 2003 (Bibliomed). Pesquisadores do Southwestern Medical Centre da Universidade do Texas, em Dallas, apresentaram na última sexta feira um novo método para se conseguir o rejuvenescimento celular. A pesquisa, apresentada no congresso da International Association of Biomedical Gerontology, patrocinado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, baseou-se no estudo dos chamados telômeros, e foi informada pela revista British Medical Journal.

Com o passar do tempo, os telômeros – pequenas ponteiras localizadas no fim dos cromossomos, apresentam um desgaste progressivo. Os telômeros regulam por quantas vezes uma célula irá se dividir. Em um determinado momento, com o passar dos anos, uma célula pára de se dividir, levando ao surgimento de doenças relacionadas com a idade.

Usando técnicas especializadas, os cientistas esperam recuperar a função de divisão celular que se perde à medida que o envelhecimento ocorre. Esta função, produzida a partir de uma enzima capaz de recuperar os telômeros, poderia proteger a pessoa de doenças tais como o surgimento de úlceras crônicas e das doenças degenerativas musculares.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários