Notícias de saúde

Excesso de Treino Deixa Atleta Exposto a Problema Pulmonar

Por Ian Mason

FLORENÇA (Reuters Health) - Com as Olimpíadas, um cientista norueguês deu, nesta mês, alguns conselhos oportunos a atletas que praticam esportes de resistência: treinar muito pode fazer mal aos pulmões.

"Sintomas de asma relacionados a exercícios pesados são comumente relatados por atletas de elite -- especialmente por aqueles que praticam esportes de resistência como maratona, ciclismo e esqui de longa distância", disse Leif Bjermer, do Hospital Universitário, em Trondheim, em coletiva durante o Congresso Mundial em Saúde Pulmonar e o Congresso Anual da Sociedade Respiratória Européia, no início do mês.

"Todas os esportes de resistência envolvem hiperventilação...por muitas horas. Isso produz um grande estresse nas vias aéreas inferiores, pode levar a uma maior exposição a irritação das vias aéreas em ciclistas, a alérgenos em corredores de maratona e a ar frio e seco a esquiadores", acrescentou Bjermer.

Ele destacou ainda que o risco de infecção também é maior. Uma semana após a maratona de Los Angeles, 13 por cento dos corredores relataram infecções do trato respiratório superior, em comparação a somente 2 por cento dos corredores do grupo de "controle".

"Enquanto exercícios moderados parecem aumentar a resistência a infecções respiratórias, exercícios de alta intensidade aumentam o risco de infecções", disse Bjermer.

Ele acrescentou que parte do problema se devia à imagem "máscula" do esporte, com muitos atletas que continuam treinando ou competindo, apesar de uma infecção pulmonar recente ou presente.

Bjermer explicou que a imposição de limites de treinamento a atletas noruegueses, especialmente após infecções, está evitando ou reduzindo muitos desses problemas. Ele destacou ainda a importância do "aquecimento" gradual antes de treinamento ou competição.

Segundo Bjermer, com o uso dessas técnicas, a utilização de drogas antiasma foi reduzida de dois terços da equipe de esqui as Noruega para 1 em cada 10 atletas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários