Notícias de saúde

Nadar melhora a respiração de crianças

21 de março de 2022 (Bibliomed). Permanece incerto se a capacidade de desempenho na natação e as características associadas da função pulmonar dos nadadores vêm de uma predisposição genética, são o resultado de um treinamento intenso ou uma combinação de ambos. Na maioria dos atletas, muitos anos de treinamento ocorrem durante um período de crescimento, quando os pulmões também estão se desenvolvendo rapidamente. O treinamento durante esse período específico pode ser de grande importância para determinar a futura estrutura e função pulmonar, incluindo o desempenho do sistema de transporte de oxigênio.

Estudo buscou resumir as características da função pulmonar de nadadores atletas e discutir os mecanismos que explicam essas mudanças, ao mesmo tempo em que apresenta a falta de uma compreensão clara dos fatores fisiológicos precisos implicados.

Realizou-se uma pesquisa de literatura até 07/2021 no Medline e EMBASE usando as palavras-chave natação, atletas, fisiologia respiratória, desenvolvimento pulmonar, testes de função pulmonar. Artigos relevantes em francês e inglês foram revisados.

Os dados encontrados foram insuficientes para realizar uma metanálise. No entanto, há evidências de que nadadores têm melhores fluxos expiratórios e volumes pulmonares basais aumentados do que não atletas ou não nadadores. Embora essas características possam resultar de alterações no desenvolvimento pulmonar após treinamento intenso ao longo dos anos, a contribuição de uma predisposição genética e seleção positiva não pode ser totalmente excluída.

Parece haver uma janela de oportunidade ideal antes do final do crescimento para que essas mudanças de adaptação ocorram. Mecanismos precisos e contribuição da mudança adaptativa na fisiologia pulmonar ainda precisam ser mais estudados.

Fonte: Acta Paediatrica. DOI: 10.1111/apa.16095.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários