Notícias de saúde

Treinamento esportivo em excesso pode ter efeitos negativos no humor

14 de junho de 2022 (Bibliomed). Para desenvolver o condicionamento físico, os atletas devem aplicar estresse ao corpo e, em seguida, através da recuperação, o corpo se adapta e é capaz de acomodar maior estresse na próxima rodada de treinamento. Manter quantidades razoáveis ??de estresse e promover a recuperação é essencial para melhorar o desempenho dos atletas, bem como prevenir lesões e problemas associados a um treinamento exagerado.

Pesquisadores do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Instituto de Pesquisas Esportivas da Universitat Autonoma de Barcelona estudaram os efeitos da intensidade do treinamento nos ciclistas de estrada em termos de estados de humor e sua capacidade de adaptação a maiores cargas de treinamento, avaliadas por meio da variabilidade da frequência cardíaca (VFC). O objetivo da pesquisa foi explorar a relação entre três aspectos: treinamento, variabilidade da frequência cardíaca e humor.

A pesquisa, publicada na revista PeerJ, foi conduzida por meio de uma análise de seis semanas das respostas que cinco ciclistas amadores deram sobre o estresse físico que sofreram durante o treinamento. Uma vez preenchidos, os ciclistas também responderam a questionários sobre como haviam percebido o esforço físico de seu treinamento. Na manhã seguinte, eles mediram sua VFC e registraram seu estado de humor.

Os pesquisadores argumentam que uma mudança no humor e/ou VFC – medida usando o parâmetro HFnu (banda de alta frequência normalizada) – em atletas no dia seguinte ao treino pode servir como indicador da intensidade do treino, sinalizando se o treino foi adequado ou muito intenso para o estado físico do atleta. O estudo observou que quanto mais intenso o treino, menor o humor no dia seguinte, e também menor a VFC. Por outro lado, o HFnu alto foi associado a uma melhora no humor dos atletas, o que indicou que existe uma relação entre a VFC e os estados de humor.

Os resultados obtidos são um primeiro passo para montar um sistema de monitoramento que leve em consideração as cargas internas e externas de treinamento, além do estado de humor e da variabilidade da frequência cardíaca do atleta, com o objetivo de ajudá-lo a se adaptar ao seu treinamento e prevenir lesões que podem vir com o excesso de treinamento.

Fonte: PeerJ. DOI: 10.7717/peerj.13094.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários