Notícias de saúde

Uso inadequado de toucas e bonés pode representar risco para o cabelo, alerta especialista

-

20 de julho de 2010 (Bibliomed). Principalmente no inverno, é comum o uso de toucas e bonés para combater o frio e o sereno. Entretanto, apesar de protegerem, esses acessórios também podem trazer complicações. De acordo com especialistas, o uso contínuo de toucas e bonés bloqueia a respiração do cabelo, prejudicando o couro cabeludo, e pode aumentar a oleosidade da área, facilitando o aparecimento de caspas e a queda de cabelo. Além disso, a segundo a dermatologista Valéria Marcondes, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, o uso desses acessórios com cabelos molhados é desaconselhado, pois o ambiente quente e úmido é ideal para os fungos, podendo desencadear dermatite seborreica.

Usadas para hidratar o cabelo, as toucas térmicas também podem representar risco para a saúde capilar. Por esquentar muito rápido, o uso pode “fritar” os fios, principalmente para quem já tem um cabelo danificado, que apresenta escamas mais abertas e córtex exposto, segundo a dermatologista. Ao invés de um cabelo hidratado, o resultado pode ser o inverso. “O ideal é usar touca com bolinhas de isopor, pois aquece gradativamente e esquenta o suficiente para a ação dos cremes hidratantes, sem danificar”, explica a médica.

Para quem pratica natação ou hidroginástica, a touca garante proteção aos fios, evitando danos provocados por agentes químicos. No entanto, é necessário ter cuidado ao usá-la para evitar quebra dos fios. A recomendação da dermatologista é usar um modelo de lycra sob a de silicone. “O truque protege o cabelo de quebras. E, logo após o uso, é necessário higienizar com sabonete neutro e água corrente”.

Para não “marcar touca”, a médica recomenda lavar o cabelo e a touca diariamente para retirar o excesso de oleosidade, deixar a touca secar ao sol, e trocá-la com frequência, dando preferência a modelos mais ventilados, com furinhos que permitem a entrada de ar.

Fonte: Contato Comunicação & Marketing. Press release. 19 de julho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários