Notícias de saúde

Queda de cabelo em mulheres pode sinalizar outras condições de saúde

05 de setembro de 2023 (Bibliomed). Muitas mulheres se preocupam com o impacto estético da perda de cabelo. Contudo, estudo da Howard University College of Medicine, nos Estados Unidos, indica que a perda de cabelo pode sinalizar problemas de saúde que vão além dos dermatológicos.

Os pesquisadores explicam que a alopecia cicatricial centrífuga central (ACCC) é uma condição que causa perda de cabelo no centro do couro cabeludo, sendo o tipo mais comum de perda de cabelo observada em mulheres com tons de pele mais escuros, afetando quase 15% das mulheres negras.

A detecção precoce é importante porque a ACCC pode causar cicatrizes ao destruir os folículos pilosos. Uma vez que o folículo piloso cicatriza completamente, o crescimento torna-se difícil e a perda de cabelo pode ser permanente.

Um dermatologista pode diagnosticar esta condição e trabalhar em um plano de tratamento, que pode incluir antibióticos, medicação esteroide tópica ou injeções de corticosteroides, oferecendo alívio da dor e ausência de coceira. Também pode evitar que as cicatrizes piorem.

Segundo os autores, a ACCC é comum em mulheres com câncer de mama, colesterol alto, hipertensão e diabetes, podendo ser um sintoma dessas doenças, sendo elas já diagnosticadas ou não.

A queda de cabelo de padrão feminino também é comum, afetando milhões de mulheres de todos os tons de pele. Condição hereditária, nesses casos o cabelo afina principalmente na parte superior do couro cabeludo. Geralmente começa com um alargamento da parte central do cabelo. Muitas mulheres com queda de cabelo de padrão feminino também têm acne devido ao aumento de hormônios. Menopausa e pressão alta também são comuns à medida que a perda de cabelo de padrão feminino progride.

Há ainda casos de alopecia por tração, que ocorre com o uso frequente de penteados que puxam muito o cabelo, como tranças. O uso de produtos inadequados ao tipo de cabelo ou com química muito forte pode ocasionar a quebra e dificuldade de crescimento dos fios.

A boa notícia é que existem tratamentos para esses problemas. Em casos em que a alopecia seja consequência de uma doença, ela pode ser controlada através o tratamento da doença que a causa. No mercado, existem medicamentos que podem ser aplicados na região ou ainda ingeridos para estimular o crescimento dos cabelos. O ideal é buscar um dermatologista para que ele avalie qual o motivo da queda ou não crescimento dos fios e indicar o melhor tratamento.

Fonte: American Academy of Dermatology Annual Meeting 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários