Notícias de saúde

Jogos violentos podem ser benéficos no desenvolvimento infantil, diz estudo

07 de julho de 2010 (Bibliomed). Ao contrário do que muitos pais pensam, os jogos de violência podem trazer benefícios para crianças, segundo estudo da Universidade Texas A&M International, nos Estados Unidos. De acordo com os especialistas, esses videogames estimulam o desenvolvimento das capacidades visuais e espaciais, além de melhorar a habilidade de contato social. E uma possível influência negativa ocorreria apenas em casos em que a criança já tem uma predisposição à agressividade ou violência, construída ao longo de sua vida.

Avaliando diversos estudos que analisavam o efeito dos videogames entre as crianças, os pesquisadores observaram que os traços de personalidade podem ajudar a indicar como as crianças serão afetadas por jogos violentos. E, embora eles tenham um efeito negativo em jovens com traços de personalidade agressiva e neurótica, para a maioria das crianças, esses jogos podem ajudar no desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas e sociais, além de ajudar as crianças a lidar com dores, emoções e sentimentos. Outro ponto positivo é que esses jogos poderiam ser utilizados como uma ferramenta complementar à psicoterapia no tratamento de algumas doenças.

“Muita da atenção de pesquisas com videogames tem sido negativa, concentrando-se nos potenciais malefícios relacionados ao vício, agressão, e pior desempenho escolar”, destacou o pesquisador Christopher J. Ferguson. “Estudos recentes têm demonstrado que, com o videogame se tornando mais popular, crianças nos Estados Unidos e na Europa estão tendo menos problemas de comportamento, são menos violentas e tem melhor pontuação e, testes padronizados. Videogames violentos não criam os problemas na juventude, tão frequentemente temidos”, concluiu o especialista.

Fonte: American Psychological Association. Press release. Junho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários