Notícias de saúde

Sintomas da Menopausa Variam Conforme a Raça

Por Nancy Deutsch

NOVA YORK (Reuters Health) - Os sintomas da menopausa parecem variar de acordo com a origem étnica, fatores socioeconômicos e o estilo de vida, segundo um novo estudo.

Pesquisadores coordenados por Ellen B. Gold, da Escola de Medicina Davis, da Universidade da Califórnia, em Sacramento, examinaram dados de 16.000 mulheres entre 40 e 55 anos que estavam participando do Estudo de Saúde da Mulher na Nação (SWAN, para Study of Women's Health Across the Nation) desde 1996.

Quatro populações minoritárias de mulheres e um grupo de caucasianas foram perguntadas sobre o grau de seus sintomas de menopausa. Elas selecionavam os sintomas a partir de uma lista de sete sintomas comuns na menopausa.

De acordo com os pesquisadores, mulheres japonesas e chinesas relataram menos sintomas gerais da menopausa, com exceção de esquecimento.

Mulheres afro-americanas pareciam sentir mais ondas de calor e suores noturnos. Já mulheres hispânicas afirmaram apresentar mais perda urinária, secura vaginal, palpitação e esquecimento.

Outras diferenças foram relacionadas ao estilo de vida e a fatores socioeconômicos.

De acordo com o estudo, as mulheres estavam mais propensas a sentir alguns sintomas se tinham menos grau de educação, apresentavam menos estabilidade financeira, fumavam, estavam menos inclinadas a se exercitar ou apresentavam índice de massa corporal maior.

Gold afirmou que níveis hormonais distintos podem estar relacionados à diferença. "Alguns endocrinologistas acreditam que todas as mulheres são iguais, mas talvez os hormônios sejam diferentes de acordo com a origem étnica", disse Gold.

Ela observou que, embora estudos anteriores tenham indicado que pode haver diferenças nos sintomas da menopausa relacionados à cultura, este é o primeiro estudo a incluir mulheres de diversas culturas no mesmo estudo.

Gold explicou que, para garantir que as diferenças eram culturais e não estavam baseadas em interpretação incorreta das questões, as perguntas foram feitas em diferentes línguas.

A pesquisadora acrescentou que, como parte do SWAN, os pesquisadores vão continuar estudando um subgrupo de 3.150 mulheres em uma base anual.

Os pesquisadores pretendem analisar os níveis hormonais, a dieta e diversos outros fatores que podem contribuir para diferentes sintomas da menopausa.

Isso não quer dizer que as mulheres não podem contar com ajuda nesse período para aliviar alguns dos sintomas da menopausa que causam desconforto.

"Para as mulheres, a mensagem é de que existem certos fatores no estilo de vida que estão relacionados aos sintomas. Potencialmente, algumas coisas podem ser mudadas", disse Gold.

Ela sugeriu que as mulheres tentem parar de fumar ou aumentar a atividade física se elas apresentam sintomas desagradáveis.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários