Notícias de saúde

Dor no sexo e ao urinar podem ser sintomas da menopausa

05 de outubro de 2020 (Bibliomed). Ondas de calor e suores noturnos são efeitos colaterais bem conhecidos da menopausa, mas o fim da menstruação também pode levar a outras mudanças desconfortáveis, como secura vaginal, dor durante o sexo e dor ao urinar, que são sintomas comuns da chamada síndrome geniturinária da menopausa (GSM).

As estimativas variam, mas a maioria das pesquisas sugere que a maioria das mulheres na pós-menopausa é afetada pela GSM, que pode prejudicar significativamente a saúde, a função sexual e a qualidade de vida. Contudo, muitas das mulheres que apresentam esses sintomas podem não saber por que estão acontecendo ou que existem tratamentos disponíveis.

A North American Menopause Society (NAMS) publicou recentemente novas recomendações de tratamentos revisando as terapias disponíveis para tratamento da GSM. De acordo com a NAMS, o ideal é que os profissionais de saúde comecem recomendando produtos que não necessitem de receitas médicas, como hidratantes e lubrificantes. Casos essas opções não façam efeito, aí sim as terapias prescritas podem fornecer estrogênio ou outros hormônios diretamente à vagina na forma de cremes, anéis, comprimidos e pastilhas.

A terapia de estrogênio oral pode ser considerada se os sintomas vaginais forem acompanhados por efeitos colaterais debilitantes, como ondas de calor e insônia. Ainda assim, os riscos potenciais à saúde associados à terapia hormonal a tornam uma segunda opção.

Fonte: Menopause: The Journal of The North American Menopause Society. DOI: 10.1097/GME.0000000000001644.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários