Notícias de saúde

Aulas de canto podem beneficiar pessoas com doença pulmonar, indica estudo

06 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Cantar pode ser a melhor forma de enfrentar doenças como a bronquite e o enfisema pulmonar. Um estudo da Universidade de São Paulo publicado na edição deste mês do International Journal of COPD indica quea prática regular de canto pode melhorar a qualidade de vida e preservar a pressão expiratória máxima (que reflete a força muscular respiratória) de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica.

No estudo, 43 pacientes com esse tipo de doença foram separados em dois grupos – parte deles passou a fazer aulas semanais de canto, enquanto o outro grupo começou a praticar trabalhos manuais. E os participantes foram submetidos a testes respiratórios e da função pulmonar antes e após 24 aulas, além de responderem a questionários sobre qualidade de vida. O grupo da aula de canto também passou por avaliação funcional 10 minutos após as práticas.

Os resultados indicaram que, em comparação com o outro grupo, os pacientes que participaram da aula de canto apresentaram, após cada sessão, elevações transitórias na escala de dispnéia – indicando melhora dos sintomas de falta de ar – e na capacidade inspiratória, e redução no volume de reserva expiratória (volume de ar que, por meio de uma expiração forçada, ainda pode ser exalado ao final da expiração do volume normal). 

Após as 24 aulas, “enquanto o grupo controle apresentou deterioração da pressão expiratória máxima (menor força muscular na respiração), o grupo do canto exibiu uma sensível melhora”. E, segundo os autores, ambos os grupos tiveram benefícios na qualidade de vida.

Os pesquisadores concluíram que as aulas de canto podem ser uma boa alternativa para complementar o tratamento convencional para a doença pulmonar obstrutiva crônica, pois é “uma atividade bem tolerada” pelos pacientes e oferece benefícios na função pulmonar e na qualidade de vida.

Fonte: International Journal of COPD. Janeiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários