Notícias de saúde

Pesquisa estima grande aumento de problemas oculares em diabéticos até 2050

22 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Baseados nas projeções de aumento da prevalência de diabetes, pesquisadores dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) estimam um aumento significativo no número de pessoas com doenças nos olhos, como retinopatia diabética, glaucoma e catarata, até o ano de 2050.

De acordo com os especialistas, a retinopatia diabética (danos aos pequenos vasos sangüíneos da retina) é a principal causa de cegueira entre os americanos em idade produtiva. E os diabéticos também têm uma maior prevalência de outras doenças nos olhos. “A perda de visão relacionada às doenças nos olhos de pessoas com diabetes é uma importante causa de incapacidade que ameaça a independência e pode levar à depressão, além de redução na mobilidade e qualidade de vida”, destacaram os autores.

Avaliando dados de uma pesquisa nacional de 2004, os pesquisadores estimaram que, do ano de 2005 a 2050, os casos de retinopatia diabética irão aumentar de 5,5 milhões para 16 milhões. E os casos de retinopatia diabética que ameaçam a visão iriam aumentar de 1,2 milhões para 3,4 milhões.

Os especialistas pontuam que a ameaça será ainda maior para os idosos.  Os casos de retinopatia entre os maiores de 65 anos aumentariam de 2,5 milhões para quase 10 milhões, com 1,9 milhões tendo a visão ameaçada pela doença em 2050.

Com relação às outras doenças oculares, os resultados indicam que os casos de catarata entre brancos e negros diabéticos com 40 anos ou mais irão aumentar 235%; os de catarata para diabéticos com 75 anos ou mais aumentarão em 637% para as mulheres negras e 677% para homens negros; e os casos de glaucoma entre os hispânicos idosos e diabéticos aumentaria em aproximadamente 12 vezes.

“Nossas projeções mostraram um número mais alto do que o anteriormente estimado para retinopatia diabética, retinopatia diabética que ameaça a visão, catarata e glaucoma entre americanos com diabetes”, concluíram os pesquisadores, destacando a necessidade de mais esforços para a prevenção do diabetes e para o controle de suas complicações.

Fonte: Archives of Ophthalmology. Dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários