Notícias de saúde

Estudo indica que consumo de uvas pode aliviar dor da artrite

11 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Um estudo com ratos, realizado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, sugere que o consumo de uvas poderia aliviar as dores e a inflamação nas articulações, sintomas característicos de artrite. De acordo com os autores a dor articular é comum, afetando cerca de 30% dos americanos, que sofrem dores, principalmente, nos joelhos, ombros e dedos.

Os pesquisadores usaram ratos que receberam injeções de uma substância que causou inflamação no joelho dos animais, simulando a artrite. E, em três dias de testes para medir a inflamação e a resposta à dor, os cientistas notaram que os roedores alimentados com um pó equivalente a dez xícaras de uvas por dia tinham maior resistência aos estímulos na pata do que os animais alimentados apenas com açúcar.

Esses animais consumiram uma combinação de uvas vermelhas e verdes congeladas e transformadas em pó. E os testes indicaram que apresentavam menos inchaço na pata e menos sensibilidade à dor durante os testes. Além disso, esse tipo de dieta potencializou os efeitos de uma droga antiinflamatória não-esteróide comumente usada no tratamento de artrite.

“O que isso sugere é que o composto presente nas uvas é capaz de reduzir a dor associada com condições similares à artrite”, concluiu Jasenka Borzan, líder do estudo. De acordo com o especialista, “consumir flavonóides através de produtos naturais pode ser benéfico para a saúde em geral e também, especificamente, para reduzir a dor inflamatória”. Porém mais estudos são necessários para investigar se uma dose menor pode ter os mesmos efeitos, ou para produzir um suplemento para pacientes com artrite.

Fonte: Neuroscience 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários